Cobra entre as mais venenosas do Brasil é encontrada no meio de cobertas em SC
Notícias de Santa Catarina
Publicado em 12/08/2024

Uma das cobras mais venenosas do Brasil foi encontrada em um local inusitado, segundo o biólogo Christian Raboch Lempek, que fez o resgate do animal em Jaraguá do Sul. A serpente estava no meio das cobertas colocadas pela moradora da casa para os cachorros dormirem.

— Resgate bem inusitado. Deu frio e a senhora acabou colocando uma garrafa pet com água quente para esquentar os cachorros da casa, só que um outro animal acabou se esquentando também — contou o biólogo em um vídeo publicado nas redes sociais na última semana.

 

A serpente encontrada era um filhote de jararaca, espécie que é peçonhenta. Por sorte, nenhum dos animais foi picado, a cobra foi resgatada e devolvida à natureza, destacou o especialista.

As serpentes da espécie jararaca podem se alimentar de ratos, pequenos roedores, rãs, sapos e lagartos. De acordo com a Fiocruz, essas cobras podem medir cerca de 1,20 metro.

 

 

Conforme o Ministério da Saúde, o grupo que compõe a espécie das jararacas é o maior responsável por causar acidentes com serpentes no Brasil. Das picadas registradas no país em 2022, 69,3% eram da espécie que é bastante encontrada na região Norte de Santa Catarina.

Entretanto, a espécie é muito importante para o ecossistema e até mesmo para a medicina. Além de fazer o controle de pragas, se alimentando de outros animais, a partir da peçonha da jararaca é possível extrair compostos utilizados na fabricação de medicamentos que tratam doenças cardíacas e circulatórias, aponta publicação do Governo Federal.

 

 

 
 

Fonte:

NSc
(Foto: Redes Sociais, Reprodução)
Comentários
Comentário enviado com sucesso!